ENTREGAS GRATUITAS A PARTIR DE 65€ EM COMPRAS - PORTUGAL CONTINENTAL

Método Montessori: o que é e as vantagens para o desenvolvimento das crianças

O método Montessori tem obtido nos últimos anos cada vez mais popularidade entre os profissionais de educação, médicos pediatras e, obviamente, os pais. A sua aplicação à educação das crianças tem como finalidade o estimulo da autonomia, aprendizagem e desenvolvimento ativo.

O que é o método Montessori?

Este princípio educacional foi desenvolvido pela médica e pedagoga italiana Maria Montessori e, segundo a própria, pode ser aplicado desde a nascença até aos 18 anos. Tem por base a criação de um ambiente organizado, arrumado e simples, onde tudo está ao alcance da criança, sem quaisquer barreiras, facilitando que esta desenvolva a sua autonomia nas atividades do dia a dia.

Em ambiente familiar é essencialmente aplicado ao quarto da criança. Os adultos têm uma função pedagógica e condutora, dando liberdade à criança para fazer as suas próprias escolhas e aprender com as suas investidas. Para proporcionar este ambiente são utilizados materiais, mobiliário e brinquedos adequados. O Bazar33 tem um conjunto de artigos dedicados ao estimulo das práticas Montessori, desde camas, estantes a brinquedos.

Sergey Brin (co-fundador da Google), Gabriel García Márquez (Prémio Nobel de Literatura) e o príncipe George, de Cambridge, são algumas personalidades que foram educadas segundo este método.

Mobiliário Montessori

Camas Montessori

Estante Montessori

Estante Montessori

Alguns brinquedos Montessori

Arco-Íris De Madeira Para Empilhar

Animais Táteis Montessori

Puzzle Montessori

ABC Tátil Montessori

Vantagens do Método Montessori

  • A aprendizagem não é imposta, decorre naturalmente, tornando-se mais eficaz e menos morosa;
  • A educação desenvolve-se segundo a evolução natural da criança e não ao contrário;
  • Explora potencialidades e capacidades da criança mediante certas necessidades e comportamentos específicos;
  • A compreensão mais completa do desenvolvimento permite a utilização dos recursos mais adequados a cada fase e, claro, a cada criança;
  • O foco assenta no desenvolvimento e liberdade de aprendizagem de cada criança. Proporciona o equilíbrio adequado à medida que vai crescendo e desenvolvendo novas capacidades.

Já existe em Portugal várias escolas que promovem o método Montessori nas suas práticas de ensino. A sua popularidade e casos de sucesso têm crescido bastante e o facto de ser um método que promove a liberdade de escolha, socialização, a aprendizagem em contextos reais e que podem ser experienciados tem recolhido o agrado de especialistas, pais e também dos mais pequenos.